Cuidado com essa estranha eferverscência!


Do ponto de vista espiritual, o planeta Terra está no limiar de sua segunda grande transição, migrando da categoria de Mundo de Expiação e Prova para a de Mundo de Regeneração. Nesta época, todos nós somos tomados por uma certa efervescência, um certo frenesi, um forte desejo de mudanças por algo melhor. Esse fenômeno tem as suas causas nas Leis da Natureza.

Vivenciamos um momento assaz delicado, pois a forma como lidamos com essa agitação interior é que definirá a qualidade de nosso futuro espiritual. Nota-se, claramente, que a maioria das pessoas não está conseguindo resistir à tentação promovida por esta estranha efervescência e entrega-se, sem resistência alguma, à provocação, ao sarcasmo, ao duelo, ao ódio e, despercebidamente, ao ridículo.

Certa vez, disse o Cristo: “Onde estiver o teu tesouro, aí estará também o teu coração”. O "tesouro" das pessoas está, por ora, exacerbadamente, nas preocupações do mundo e o seu "coração" está, por conseguinte, tomado pela angústia, pela revolta e pelo delírio. São espíritos imortais enxergando os acontecimentos sob o prisma exclusivamente material. São corações distanciados da mansuetude vivenciando o que Emmanuel chama de “sono enfermiço da alma”. Deus sabe como é difícil despertar uma alma sonambúlica. Quando tentamos, somos tidos por tolo!

Sim, de fato, a tentação é grande. Os convites ao confronto parecem irresistíveis, mas muito cuidado para não sintonizar os seus passos com os do rebanho alienado, pois conhecemos muito bem o destino de uma boiada.

(Cristiano Abreu Paiva)

Postagens mais visitadas deste blog

Poema de Lívia para Publius Lentulus na voz de Fagner

Qual a gravidade da sua enfermidade espiritual?

Indulgência para com os pecadores