Carta aberta às famílias enlutadas


Carta aberta às famílias enlutadas em razão das tragédias que ocorreram este ano, como a do Ninho do Urubu, a de Suzano, a de Brumadinho, a de Muzema, a de Moçambique e a todos os demais corações que sofrem com a partida de um ente querido...

Não sei se esta carta chegará até vocês; espero que sim, pois, nela, contém doze notícias importantes acerca dos seus entes que partiram:

1ª) ELE NÃO MORREU! Desculpe, mas lhe informaram errado e você só acreditou porque você sempre confundiu o seu ente querido com a roupagem que ele usava, a que chamamos de corpo;

2ª) Todos nós somos espíritos IMORTAIS, pois Deus nos criou à Sua imagem e semelhança (você não acredita ainda que Deus é um ser humano, né?!). Nosso Pai é imortal e, naturalmente, nós herdamos isso dele. Isso mesmo: NÓS NÃO MORREMOS;

3ª) A nossa verdadeira morada não é aqui na crosta, mas, sim, no plano espiritual, já que somos espíritos (faz sentido);

4ª) Não é a primeira vez que vocês experimentam essa separação momentânea. Acredite ou não, mas vocês já passaram por isso CENTENAS DE VEZES;

5ª) Todos nós chegamos aqui com data certa pra voltar. Não existe acaso nem fatalidade. Deus não joga dados com a nossa vida;

6ª) O que lhe faz sofrer não é a partida do seu ente querido, mas a FALTA DE INSTRUÇÃO acerca das realidades espirituais. Chorar de saudades é natural, mas o sofrimento que machuca mesmo é o sofrimento de INCERTEZA; incerteza de se ele está bem, incerteza de se realmente haverá o reencontro, incerteza de quando se dará o reencontro... Instrua-se a respeito disso e tal sofrimento vai embora (eliminando a causa, o efeito desaparece);

7ª) Tudo evolui, mas a categoria do mundo em que vivemos atualmente, ainda é de muito sofrimento. Ao lamentar a partida de um ente querido, você está, sem querer, agindo com egoísmo, pois seria o mesmo que desejar que ele tivesse ficado aqui com a gente, preso no cárcere carnal, fadado a sofrer as dores características deste tipo de confinamento;

8ª) Saiba que, muitas vezes, ELE ESTÁ AO SEU LADO e você apenas não consegue enxergá-lo ou ouvi-lo por falta de elementos cognitivos do nosso corpo orgânico. Não enxergá-lo e não ouvi-lo não quer dizer que ele não esteja aí! Entretanto, à noite, quando você dorme, você se desliga parcialmente do seu veículo carnal e vocês conseguem se tocar, se abraçar, conversar e matar as saudades;

9ª) Não deseje que ele esteja o tempo todo ao seu lado, afinal, existem muitas atividades a serem feitas na pátria espiritual. Só quem fica à toa lá são espíritos muito atrasados;

10ª) Os eflúvios de dor que emanam das suas lágrimas, são recebidos, pelo seu ente querido, como quem recebe um choque elétrico, prejudicando o seu processo de readaptação na vida extracorpórea. Portanto, se resigne! Guarde a certeza do reencontro e permita que seu ente se recupere em paz;

11ª) Apesar de você não se lembrar (em razão da amnésia temporária), saiba que você, assim como muitos de nós, pode ter uma residência no plano espiritual (com quartos, varanda, jardim, mesa, camas...), num lugar com ruas, praças, escolas, instituições etc. Um dia, no seu regresso, é possível que você e o seu ente querido voltem a se sentar à mesa, passear pelas ruas, brincar no parque, namorar no bosque, conversar, trabalhar, tal como faziam aqui;

12ª) Portanto, caso surja uma eventual ideia de suicídio, tire-a da cabeça imediatamente, pois isso NÃO JUNTARIA VOCÊS; muito pelo contrário, você iria para um ambiente espiritual bem distante dele, de muita dor e sofrimento e, lá, ficaria por um longo período, não por maldade de Deus, mas como consequência da Lei da Natureza.

Por que você deve acreditar em mim? Não deve! Instrua-se você mesmo e adquira convicção. Apenas crer, às vezes, parece não ser suficiente e a perpetuidade da sua dor é a maior prova disso.

As pessoas me perguntam se eu acredito mesmo em tudo isso. Eu respondo: "Não, eu não acredito, eu SEI que é verdade, assim como sei que dois mais dois é quatro". Crer é muito diferente de saber! Antes de eu me tornar espírita, eu era ATEU (na realidade, agnóstico teísta). Portanto, eu não me daria ao luxo de acreditar só porque eu li "Violetas na Janela" ou só porque alguém me falou (por mais digna de crédito que fosse a pessoa).

O meu ceticismo inato forçou-me a estudar e pesquisar muito a respeito desta ciência chamada Espiritismo. Sem querer, deparei-me com o Cristo, o organizador-chefe de todo material que estudei e que estudo até hoje (livros do Velho e do Novo Testamento e da Doutrina Espírita). Tornei-me Espírita-Cristão.

Portanto, nada disso que informei acima é fruto de minha crença, mas resultado de porfiados estudos filosóficos e científicos. Como disse o renomado cientista inglês do século XIX, William Crookes, a respeito das suas investigações da ciência espírita:

"Não digo que isto é possível; digo: ISTO É REAL”!

(Cristiano Abreu Paiva)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Poema de Lívia para Publius Lentulus na voz de Fagner

Indulgência para com os pecadores

162 anos de Espiritismo na Terra